Fruta e legumes da época são, preferencialmente, a minha primeira escolha.
A maior recompensa que tenho ao frequentar mercados com produtores é, sem dúvida, o aspecto, o perfume, as texturas dos alimentos frescos.
Por exemplo, gostam de comprar beterrabas ou cabeças de nabo, couve flor ou brócolos? Na maioria dos estabelecimentos comerciais, supermercados e até mini-mercados, eles não têm a rama, nos dois primeiros exemplos e, folhas, nos dois últimos. Gosto muito de cabeça de nabo, mas a rama é igualmente boa! Adoro brócolos, mas as folhas deles são igualmente deliciosas. Estão a ver onde quero chegar?
Em relação à fruta e, claro que isto são gostos pessoais, eu gosto muito de uvas mas na altura delas. O mesmo se passa com os morangos, que adoro, mas não no Inverno!
Tudo isto para dizer que hoje trago não um, mas dois exemplos de bolo feitos com a fruta da época. Tangerinas e laranjas. Vindas directamente das árvores para a minha cozinha. Há lá coisa melhor que a frescura?
Então, vou deixar aqui a receita do bolo de tangerina da Nigella Lawson. A mesma receita serve para o bolo de laranja e, segundo ela, o de limão. Ainda não testei o de limão, estou a aguardar que os limões amadureçam :) já falta pouco!
Actualização: Entretanto já fiz o bolo de limão! No final mostro imagens. É bom, mas sinceramente, preferi o de tangerina e o de laranja. Decidi experimentar uma cobertura neste bolo de limão, mas só cobri metade do bolo, para ver de que forma gostava mais. Resposta, gostei mais com a cobertura. Se quiserem ver a cobertura é a que está
nesta receita mas substitui a lima pelo limão.
Bolo de Tangerina | Clementine cake
Ingredientes
375 g tangerinas (cerca de 4)
6 ovos grandes
225 g de açúcar
250 g amêndoas
1 colher de chá de fermento em pó (não usei)
Preparação
Colocar as tangerinas num tacho com água fria e cozer durante duas horas (cozi somente por uma hora), no tacho parcialmente tapado. Escorrer e deitar fora a água da cozedura. Quando estiverem frias, partir as tangerinas ao meio e tirar os caroços. Triturar (ou usar um processador de alimentos) as tangerinas, incluindo a casca. Aquecer o forno a 170º. Unte e forre uma forma de 20 cm de diâmetro.
Bater os ovos com o açúcar, juntar a polpa das tangerinas e as amêndoas picadas. Misturar bem.
Verter a mistura para a forma e levar a cozer durante uma hora. Dependendo do forno, cobrir com papel vegetal ou folha de alumínio, para evitar que se queime. Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma mas sobre uma gelha.
Nota 1: Esta receita pode ser feita com a mesma quantidade de laranjas (testada, igualmente delicioso!) ou limões (a testar oportunamente!), em qualquer um dos casos aumentar a quantidade de açúcar para 250 g.
Nota 2: Para o bolo de tangerina fiz a seguinte cobertura, embora, honestamente, o tenha preferido simples:
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo de tangerina
2 colheres de chá de raspa de tangerina
200 ml de natas
alguns gomos para decorar
Bater as natas e adicionar o açúcar quando as natas estiverem a ficar bem espessas e a formar picos. Juntar delicadamente o sumo e a raspa de tangerina. Envolver bem e cobrir o bolo, depois de frio, decorar com os gomos.
Experimentem, é uma delícia!
For this Nigella Lawson recipe in english, click
here
Bon appétit!